Security Shield.

Perguntas comuns sobre o Programa Proteção Avançada

Como se inscrever no Proteção Avançada

Quem precisa se inscrever no Programa Proteção Avançada?

Recomendamos o Proteção Avançada para pessoas que tenham arquivos ou informações confidenciais ou especialmente importantes. O Google recomenda que jornalistas, ativistas, executivos e pessoas envolvidas em eleições se inscrevam.

Tenho mais de uma conta. Qual delas devo inscrever no programa?

Se você corre alto risco de ser alvo de ataques on-line direcionados, recomendamos inscrever suas contas pessoal e de trabalho, e talvez até as contas dos membros da família.

Tenho uma conta do G Suite. Posso me inscrever?

Se você tem uma conta do G Suite (uma Conta do Google organizacional), é possível inscrevê-la individualmente com a aprovação do administrador. Inicie o processo de inscrição para saber se o administrador já ativou o Proteção Avançada. Se não tiver ativado, entre em contato diretamente com o administrador.

Sou um administrador do G Suite de uma equipe ou organização. Posso inscrever todos?

Sim. Recomendamos que todas as contas de organizações que possam ser alvo de um ataque, como uma campanha; um grupo político, jornalístico ou de ativistas; ou uma organização relacionada a eleições, sejam inscritas no programa.

Como se preparar para a inscrição

Quanto custa o Proteção Avançada?

O Programa Proteção Avançada é um serviço gratuito. No entanto, pode ser necessário comprar uma chave de segurança caso você não tenha uma.

Eu preciso de algum hardware ou software especial?

Sim. Recomendamos que você tenha duas chaves de segurança. Uma delas pode ser a chave integrada do smartphone. Será necessário ter pelo menos uma chave de segurança quando você fizer a inscrição.

Caso seu smartphone tenha o Android 7 ou o iOS 10.0 ou versões mais recentes com o app Google Smart Lock, você poderá usar a chave de segurança integrada do smartphone como a chave principal. Não há custos extras para isso. Também recomendamos comprar uma chave física externa para guardar como reserva.

Caso o smartphone não possa ser usado como uma chave de segurança, será necessário comprar uma chave física antes de se inscrever no Proteção Avançada. Recomendamos comprar uma segunda chave de segurança física para manter como reserva.

O preço das chaves de segurança varia de acordo com o modelo. Você pode comprar uma chave de segurança Titan do Google ou qualquer chave que seja compatível com o padrão aberto FIDO. Você também poderá ver chaves recomendadas durante o processo de inscrição.

Preciso configurar algo antes de me inscrever?

Sim. Adicione um e-mail e um número de telefone à sua Conta do Google para que você possa recuperá-la com facilidade caso tenha o acesso bloqueado.

Usuários de iPhone

Como usar sua conta com o Proteção Avançada

O que posso esperar depois de fazer a inscrição? O que mudará?

A maioria das atividades diárias da conta não serão afetadas.

  • A diferença mais importante será que uma das suas chaves de segurança será necessária para fazer login na sua conta em um novo dispositivo, ou fazer login no smartphone após sair dele. A chave de segurança mais conveniente é a integrada do smartphone.
  • Você pode passar a receber mais avisos e alertas antes de fazer o download de um arquivo ou instalar um app. Todos os produtos do Google, como a Google Play Store e o Google Chrome, têm proteções eficientes contra malware integradas, mas o Proteção Avançada realiza verificações ainda mais rigorosas.
  • Vários recursos de segurança da conta que eram opcionais serão ativados automaticamente e não poderão ser desativados para sua conta.

Como usar chaves de segurança

O que é uma chave de segurança e como consigo uma? De quantas eu preciso?

Uma chave de segurança pode ser integrada ao smartphone ou ser uma chave física externa, assim como a chave da sua casa ou do seu carro. Seja usando o smartphone ou uma chave física externa, você terá um objeto em mãos ao qual um hacker provavelmente não terá acesso, mesmo que ele saiba sua senha.

O Proteção Avançada exige uma chave de segurança no momento em que você faz login na conta em um dispositivo novo. A chave também será exigida caso você saia da conta em um dispositivo e queira fazer login novamente. Contas que exigem uma chave estão muito mais protegidas de invasores do que contas que precisam apenas de uma senha.

Pelo menos uma chave de segurança é necessária para se inscrever no Proteção Avançada. Nós recomendamos adicionar uma segunda chave como reserva durante a inscrição ou logo depois dela.

A chave de segurança integrada do smartphone

A chave de segurança mais conveniente é a integrada do smartphone: um software que permite que o smartphone funcione como uma chave de segurança. Recomendamos usá-la como a chave principal da conta.

Ela detecta a proximidade do dispositivo em que você está se conectando, o que indica ser você fazendo login. Usuários não autorizados podem ter acesso à sua senha, mas as chances de terem seu smartphone por perto quando tentarem fazer login na sua conta em outro dispositivo é muito menor.

Chaves físicas externas

Sua chave reserva precisará ser uma chave externa. Ela impedirá que o acesso à sua conta seja bloqueado em caso de perda do smartphone ou da chave principal.

Há vários tipos de chaves externas. Você pode conectar uma chave USB no smartphone para fazer login, manter uma chave Bluetooth por perto ou usar uma chave NFC aproximando-a do smartphone ao fazer login.

Compre uma chave de segurança Titan do Google ou qualquer chave que seja compatível com o padrão aberto FIDO. Você também poderá ver chaves recomendadas durante o processo de inscrição.

Se você não tiver um smartphone com o Android 7 ou iOS 10.0 ou versões mais recentes, não será possível usar o smartphone como uma chave de segurança. Será necessário comprar uma chave externa para usar como chave principal na inscrição. Recomendamos comprar uma segunda chave para manter como reserva.

Eu preciso estar sempre com a minha chave? O que acontece se eu a perder?

Sua chave de segurança é necessária para fazer login na sua Conta do Google em um novo dispositivo ou caso você saia da sua conta no smartphone e faça o login novamente. Isso pode não acontecer com frequência, mas você precisará da chave quando acontecer. Lembre-se de levá-la com você quando viajar.

Se você perder a chave e sua conta ainda estiver conectada a um dos seus dispositivos, acesse account.google.com para adicionar ou substituir uma chave. Caso contrário, envie uma solicitação de recuperação da conta. O Google pode levar alguns dias para verificar sua identidade e restaurar o acesso.

Para ver mais perguntas frequentes, acesse a
Central de Ajuda do Proteção Avançada.
Inscreva-se no Proteção Avançada